Registro de Domínio

Hoje resolvi registrar um domínio para meu site pessoal. Um domínio é um nome associado ao endereço de computadores para facilitar sua memorização.

O registro de um domínio é bastante simples:

  1. Crie uma lista com alguns possíveis nomes e cole em algum site que verifica a disponibilidade de várias URLs simultaneamente (bulk registration) como Go Daddy e UOL Host.

    Prefira nomes simples e curtos, eles são mais difíceis de estarem livres, mas não custa tentar.

    Alguns domínios já estarão registrados, mas mortos ou a venda. Entre em contato com o dono para negociar um bom preço. Algumas ferramentas que podem ajudar: http://www.archive.org/web/web.php e http://www.domaintools.com/

  1. Escolha um registrar autorizado pela ICANN. Pesquisei por um registrador de domínios brasileiro nessa lista e escolhi o UOL pois custa apenas R$14,90 por ano para um domínio .com.

  2. Efetue o pagamento e espere a confirmação, que não deve levar mais do que 3 dias.

Depois que o domínio estiver registrado, você pode fazer como eu fiz inicialmente, criar um CNAME para seu servidor caseiro ou pagar um servidor.

Atualmente eu faço os dois. Criei um CNAME em casa.juliobs.com que funciona como um alias para jbsilva.dyndns.org e sempre aponta para meu IP. Também peguei uma conta no BlueHost, que me da tráfego ilimitado, hospedagem ilimitada e tem um atendimento muito bom.


Julio Batista Silva
Julio Batista Silva
Engenheiro de Dados

Eu sou um engenheiro de computação apaixonado por ciência, tecnologia, fotografia e idiomas. Atualmente trabalhando como Engenheiro de Dados na Alemanha.

comments powered by Disqus